francisco e luiz

sexta-feira, 30 de novembro de 2012


O Rio Ganges

O Rio Ganges recebe também o nome de rio Benares, seu comprimento varia de 2500 a 3000 quilômetros quadrados, sua bacia hidrográfica cobre cerca de 2165 mil quilômetros quadrados. Ele situa-se ao norte da Índia e de Bangladesh e é um dos maiores rios da Ásia, a nascente localiza-se no Himalaia. O Rio Ganges recebe onze afluentes até o encontro com o rio Brahmaputra, desaguando na baía de Bengala formando um grande delta. As águas são produzidas através do degelo das enormes montanhas do Himalaia, o ria nasce no Tibet, atravessa o norte da índia, e por ultimo deságua no Oceano Indico.

O Ganges tem um valor espiritual para as pessoas que seguem o hinduísmo, vários desses seguidores tomam banho nas águas do rio, acreditando que ele tem a capacidade de purificar todos os pecados.

Para a população que vive em suas margens, ele tem uma importância fundamental, pois é dele que essas pessoas retiram a água e os alimentos que consomem. A alimentação dessas pessoas é muito favorecida nos períodos das chuvas, pois as enchentes do rio atingem uma área de mais de 150 quilômetros, e com isso proporciona uma ótima fertilização de sua margem, ideal para o plantio de alguns produtos, como: trigo, arroz, algodão, açucares e vários outros gêneros agrícolas.

O rio Ganges tem uma ligação muito forte com a cultura e religião indiana, eles acreditam que suas águas têm a origem dos céus, por vontade do deus Brahma, que para sua religião é o responsável pela criação do universo.

Um ritual muito comum, é a visita de milhares de devotos, que ao amanhecer tomam banho nas águas poluídas do rio, tomam a água e lançam as cinzas de familiares mortos.

Atualmente o rio está completamente poluído, a causa de toda essa poluição são as intensas descargas industriais de esgoto, pesticidas e cadáveres. Somente na cidade de Varanasi são 32 saídas de esgoto para o rio, o que torna o ritual hindu extremamente desagradável e perigoso.

                                                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário